sábado, 24 de dezembro de 2016

Andei entre assassinos e ladrões e corações arrependidos ou indiferentes
Homens honestos à minha volta derramaram suor e levantaram as mãos em prece ou em fúria
Ou em preces enfurecidas porque seu suor não deveria correr tanto nem valer tão pouco no final dos meses
Andei entre as crianças distraídas com seus jogos eletrônicos ou escalando as árvores dos seus quintais ou das praças
E entre os hippies artesãos ou músicos que coloriam as praças antes de desaparecerem outra vez na estrada
Ciganos e índios nômades já tantas vezes acamparam à beira dos rios ou nas montanhas da minha cidade
Andei com eles pra bem longe e bebi de suas taças e dancei com eles ao redor de suas fogueiras
Mas também parei pra ouvir o sermão choroso dos pastores combatendo impronunciáveis inimigos invisíveis
Nos bancos à sua esquerda os homens e à direita as mulheres com as cabeças cobertas por véus brancos
E repeti com eles Amém Jesus Glória a Deus Aleluia Senhor Misericórdia
Andei por entre os padres e xamãs e bruxas e girei nos terreiros com os braços abertos pra Oxalá e os Pretos Velhos
Meditei com os monges budistas e escrevi cartas assinadas por espíritos e com os céticos eu concordei sobre todas as dúvidas
Dos filósofos até os neurologistas fui bebendo a história de com quais convicções desconhecemos a nós mesmos
Mas segui os manuais do bom comportamento nos bares mais sujos assim como nos salões mais perfumados da alta sociedade
E transgredi todas as regras que me pareceram inúteis se ninguém era prejudicado e eu queria alguma coisa do outro lado delas
Andei por todo o mundo e não vi nada além de pessoas interpretando o mundo até que ele ficasse igual ao que elas acreditavam
Não acredito em ser humano algum que por razão alguma se diga maior melhor mais qualquer coisa que outro ser humano
E acho que se todos não acreditássemos nisso já seria um ótimo começo
Mas nunca levantei a voz dizendo você deve fazer isto e não aquilo que o seu coração achar que é certo
A única bandeira que eu defendo é branca
E mesmo essa às vezes me parece um exagero
Como um motivo pra guerra 

Nenhum comentário: