sexta-feira, 17 de novembro de 2017

agora
ou antes – não me lembro –
Gabriel dizia alguma coisa sobre as galinhas d’angola
servem pra comer formigas cobras escorpiões marandovás
e eu dizia como um bicho pode ter coragem de comer marandovás, hem?
(e
a propósito
o que são marandovás?)
Gabriel me explica são umas lagartas grandes e peludas
vi uma dessas numa árvore outro dia
e Gabriel em quatro anos só viu uma cobra e nunca viu escorpiões mas disse é bom
saber que pode aparecer um bicho desses e a gente vai estar protegido
nunca se sabe né nunca se sabe
isso é pra lembrar que num lugar nunca vão existir só coisas boas
e eu falei eu sei eu sei mas me deixe dormir mais um pouquinho aqui na rede
acho que isso foi antes
ou depois
ou talvez esteja acontecendo agora, então
o dono da estalagem
me chamou pra falar com a Cristina ao telefone
mas tanta coisa aconteceu que eu quero bagunçar um pouco as coisas
e dizer antes de tudo as flores são lilases
e o sol está queimando as costas do meu pé
e ontem eu queria comprar uma biografia do Kurt Cobain
cujo título é mais pesado que o céu
e ainda ontem
eu disse à Cristina vamos nos encontrar na praça
mas ela não sabia qual praça
então
o dono da estalagem
na porta da recepção acena com o celular
estou descalço
mas não dá tempo de calçar meu bamba
(mentira
quem é que tem coragem de usar bamba?)
e vou descendo assim descalço pelas britas
e ele diz é bom andar descalço nessas britas o cara fica com o pé todo doído
aí eu dou uma risada envergonhada igual à da minha filha
porque me sinto com uns onze anos
embora a minha filha tenha treze
e eu quero explicar
eu tinha uns quatro anos quando vi um filme do Mogli e ele andava assim nas
pedras e eu jurei que ia ser igual a ele
mas
talvez
talvez fosse melhor eu simplesmente ter descido pela grama

hoje
tentando dormir na rede
ou antes ou durante, em mim
havia uma batalha feroz e cada vez mais sangrenta
entre o instante e a literatura

no café
tinha um casal de cariocas que me entediou com uma conversa boba
deslumbrada e decorada do roteiro de um guia turístico
sobre o mofo do queijo ou sobre o vinho ou o chocolate ou sobre
depois perguntaram ao dono da estalagem
apontando pela janela se aquele ou aquele pinheiro era macho ou fêmea
e tome mais conhecimento repetido do seu guia
mas o dono da estalagem disse me desculpem
só sei dizer qual deles dá pinhão
– e com isso conquistou o meu respeito eterno

agora
antes que seja tarde
eu tenho que tomar um banho depressa porque
vou me encontrar com a Cristina
no saguão do hotel em que ela está hospedada
pra que ninguém erre de praça

e
só pra constar
são dois tons de azul
na igreja cujo sino
eu ouço da minha cabana.

Um comentário:

Anônimo disse...

Continue.... quero saber o fim do livro!